Após três anos fechado ao público, o Arquivo Histórico de Camaçari será reaberto nesta quinta-feira (24), às 17h. Localizado na Avenida Eixo Urbano Central, no Centro da cidade, o equipamento cultural retoma suas atividades com novidades, como sistema informatizado de geolocalização e parte do acervo já digitalizado. A iniciativa é da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
O espaço é responsável pela preservação e gestão de documentos históricos de grande relevância para o município, promovendo o acesso à informação e incentivando a pesquisa. Com a reabertura, o Arquivo volta a cumprir seu papel de difundir a memória e a cultura local, aproximando a população da história da cidade.
Além da consulta ao acervo, o local oferecerá uma programação educativa e cultural, incluindo palestras, oficinas, cursos, exposições e atividades de educação patrimonial. A proposta é colaborar com o trabalho de instituições de ensino, estudantes e pesquisadores, fomentando a valorização do patrimônio histórico de Camaçari.
O acervo reúne aproximadamente 550 metros lineares de documentos, entre leis, decretos, livros de atas e de tombo. A estrutura do imóvel conta com 286 metros quadrados distribuídos em sete salas, copa, recepção e banheiros acessíveis. O atendimento ao público será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Arquivo integra o Centro Antigo do município, junto ao Museu de Camassary e ao futuro Cineteatro.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Trilha gratuita capacita empreendedores em Camaçari
Cinemark dá ingresso grátis para fãs com cueca por cima da roupa
SAMU tem novos números em Camaçari e região