A Prefeitura de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, decretou situação de emergência após as fortes chuvas que atingiram o município nos últimos dias. O decreto foi publicado neste sábado (3), no Diário Oficial, e autoriza ações emergenciais para conter os impactos dos alagamentos e inundações, especialmente em bairros como Ideal, Bonfim (Rua das Viúvas), Trapiche de Baixo, Sacramento e Pitinga. Cerca de 100 famílias ficaram desalojadas, mas não há registro de vítimas fatais.
De acordo com a gestão municipal, a chuva intensa causou destruição de ruas e invadiu diversas residências na zona urbana e em comunidades rurais. O prefeito Flaviano Bonfim afirmou que as equipes da Defesa Civil, Bombeiros Civis, além das secretarias municipais de Saúde, Infraestrutura, Serviços Públicos e Desenvolvimento Social, estão atuando de forma integrada para prestar socorro às famílias atingidas e conter novos danos.
As pessoas que precisarem de acolhimento estão sendo direcionadas para três escolas municipais: Stella Mutti (Praça da Purificação), Francisco Pinto (bairro Ideal) e Maria Aleluia (Pitinga). Plantões foram montados e as equipes seguem monitorando áreas de risco e prestando apoio técnico e social, em um trabalho que vem sendo realizado desde os primeiros registros das enchentes.
O decreto também autoriza a dispensa de licitação para compra de mantimentos e materiais, além da mobilização de voluntários e campanhas de arrecadação para atender a população afetada. A medida visa acelerar as ações de resposta, reconstrução e reabilitação das áreas atingidas, sob a coordenação da Defesa Civil municipal.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Deputado do PT perde mandato por fraude na cota de gênero
Exames do Lauro Fila Zero já podem ser retirados
Bahia vende Fazendão por R$ 44 milhões para construtora mineira