11 de fevereiro de 2025

Bahia Política

Sem meias verdades

Filho de Bolsonaro ironiza tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) fez uma postagem em suas redes sociais ironizando a tortura sofrida pela jornalista Míriam Leitão, durante a ditadura militar.

O filho de Bolsonaro compartilhou uma imagem da última coluna escrita por Vera e escreveu o seguinte comentário: “ainda com pena da cobra”. O comentário foi em referência às sessões de tortura que a jornalista sofreu enquanto gravida durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985).

Em uma delas, Miriam foi deixada nua numa sala escura com uma cobra. O artigo da jornalista, compartilhado por Eduardo Bolsonaro, questionava: “qual é o erro da terceira via? É tratar Lula e Bolsonaro como iguais. Bolsonaro é inimigo confesso da democracia. Coluna de domingo”.

Eduardo costuma defender a ditadura e já prestou homenagens a Carlos Brilhante Ustra, que chegou a ser condenado na Justiça brasileira em uma ação sobre sequestro e tortura durante o regime militar. A jornalista é alvo recorrente de bolsonaristas.

No começo deste ano, o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ) escreveu no Twitter que “a ‘democrata’ Míriam Leitão defende que o Presidente Bolsonaro seja banido das redes sociais. “O que esperar de uma pessoa que militou no partido comunista?”, publicou. (Metro1)