ACM Neto destaca força da Federação União Progressista e reforça oposição ao PT

Foto: Divulgação/Arquivo

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, afirmou nesta terça-feira (19) que a criação da Federação União Progressista (UPb), formada pela união entre União Brasil e Progressistas (PP), representa uma largada com grande peso político no cenário nacional e baiano. A declaração foi dada em coletiva de imprensa antes da primeira convenção oficial da federação.

A nova aliança reúne duas siglas com forte presença institucional em todo o país: são 109 deputados federais, 15 senadores, 6 governadores, 4 vice-governadores, 186 deputados estaduais, 4 distritais, além de 1.335 prefeitos e 12.398 vereadores. Entre os nomes de destaque estão o governador Ronaldo Caiado (União-GO) e a vice-governadora Celina Leão (PP-DF).

Segundo ACM Neto, essa estrutura robusta fortalece o campo oposicionista, especialmente na Bahia, onde o PT governa há quase 20 anos. Ele defendeu que a federação pode ser o ponto de partida para uma frente ampla contra o governador Jerônimo Rodrigues, envolvendo outros partidos de oposição.

O ex-prefeito de Salvador descartou qualquer possibilidade de aproximação com o governo petista. “Não vejo hipótese de alinhamento com o governo, nem de aliança com o PT. Ao contrário, a federação nasce para ajudar a construir uma alternativa para o Brasil no ano que vem”, afirmou Neto, reforçando o caráter oposicionista da iniciativa.

Além do enfrentamento político, Neto destacou que a federação pretende contribuir para reduzir a radicalização e oferecer ao eleitor um projeto alternativo, baseado em estabilidade e compromisso com as pessoas. Após a convenção desta terça-feira, o acordo entre União Brasil e PP será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para homologação.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.