Bahia Política

Sem meias verdades

Acordo vai garantir abastecimento regular de água em Camaçari

Foto: Humberto Filho/Cecom MP

O Ministério Público da Bahia (MPBA) firmou um acordo com a Embasa e a Agersa para assegurar melhorias no abastecimento de água em Camaçari. A mediação foi conduzida pelo Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor) e prevê a elaboração de um plano de ação com foco nas áreas mais críticas do município, identificadas a partir de reclamações dos usuários e indicadores de vulnerabilidade social.

A Embasa se comprometeu a apresentar, quinzenalmente, relatórios com os avanços do plano de ação ao MPBA e à Agersa. Esses relatórios devem detalhar as intervenções realizadas e os impactos na melhoria da rede, continuidade do fornecimento e redução das queixas da população. As ações fazem parte do projeto “Caminho das Águas”, que busca resolver, de forma estratégica, os problemas de abastecimento, começando pelo Sistema de Abastecimento Jordão.

Segundo a promotora de Justiça Virginia Ribeiro Manzini, a iniciativa dá continuidade ao trabalho já iniciado em Monte Gordo e representa uma atuação permanente das instituições. A Agersa ficará responsável pela análise técnica das ações e pela fiscalização da qualidade dos serviços prestados, enquanto o MPBA coordenará o acompanhamento das atividades e atuará na comunicação com a população, com linguagem acessível.

A assinatura do acordo contou com a presença de representantes da Embasa, MPBA, Agersa, Prefeitura e Câmara Municipal de Camaçari. Para os envolvidos, a união entre as instituições é fundamental para tornar o serviço de abastecimento mais eficiente, transparente e justo, beneficiando diretamente a população com maior agilidade e foco nas áreas mais carentes.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.