A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, nesta terça-feira (15), o regime de urgência para a votação do projeto de lei que autoriza um novo empréstimo solicitado pelo governador Jerônimo Rodrigues. O valor, de até R$ 600 milhões, será contratado junto à Caixa Econômica Federal, por meio do Programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (FINISA), com foco em obras de mobilidade urbana e infraestrutura. A proposta deve ir à votação já na próxima semana.
Esse é o 16º pedido de empréstimo feito pelo governo estadual em menos de dois anos. De acordo com o Projeto de Lei (PL 25.741/2025), os recursos contribuirão para o desenvolvimento econômico e social da Bahia, reforçando o compromisso do governo com a sustentabilidade e a qualidade de vida da população. A proposta foi enviada em regime de urgência, o que indica prioridade na tramitação.
Apesar de ser o primeiro pedido de operação de crédito em 2025, o governador Jerônimo Rodrigues acumulou nove solicitações só em 2024, batendo recorde em volume de transações. As operações anteriores envolveram diferentes instituições financeiras, como BNDES, BID, BIRD e a própria Caixa, destinadas a áreas como segurança pública, mobilidade urbana, metrô e ações previstas no Plano Plurianual (PPA).
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
PIS/Pasep: pagamentos de maio começam dia 15
Curso prepara agentes de Lauro de Freitas para emergências
Conceição do Jacuípe convoca aprovados em 2ª chamada