Bahia Política

Sem meias verdades

Análise japonesa ‘prova’ que Vladimir Putin está usando dublês

Foto; reprodução/Bang Showbiz

Pesquisadores japoneses afirmam ter encontrado evidências de que Vladimir Putin utiliza dublês. Suas descobertas, apoiadas por análises detalhadas de inteligência artificial (IA), apontam para a existência de vários “Putins”, cada um com vozes e maneirismos únicos.

Tanto fontes russas quanto a inteligência militar ucraniana alegaram que o presidente da Rússia emprega sósias, uma especulação que foi constantemente negada pelo Kremlin. No entanto, o novo estudo apresenta provas substanciais de que Putin está usando sósias para representá-lo em diversos eventos na Rússia.

Uma reportagem da rede de TV japonesa TBS explicou que o verdadeiro líder presidiu o desfile anual do Dia da Vitória na Praça Vermelha, em Moscou, em maio. Uma sofisticada análise de reconhecimento facial revelou que o Putin que inspecionou a ponte da Crimeia no início deste ano era apenas 53% compatível com o Putin do evento do Dia da Vitória.

“Peritos em reconhecimento facial descreveram isso como ‘incompatível’ na maioria dos casos, levando-nos à conclusão de que poderia ser um dublê”, declarou o comentarista.

A análise dos estudiosos em reconhecimento facial por meio de IA demonstra claramente a alta probabilidade de pelo menos duas duplicatas corporais, afirmou a reportagem.

A transmissão também realizou análises das gravações da voz do líder russo ao dizer a palavra ‘spasibo’ (“obrigado” em russo) e descobriu que as gravações da voz de Putin no Fórum Econômico da Eurásia em maio – supostamente o verdadeiro líder – eram diferentes das de três outras aparições de supostos substitutos.

“Existem diferenças nas condições de gravação, bem como na expressão, mas ainda é extremamente raro encontrar diferenças tão marcantes”, disse o especialista Mutsutoshi Muraoka.

“Neste momento, temos que considerar que a probabilidade de essas duas vozes pertencerem a pessoas diferentes é alta”, acrescentou.

 

Bahia Política

Siga Bahia Política  no Facebook  , no Twitter e também  no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.