O delegado André Augusto de Mendonça Viana foi empossado como novo delegado-geral da Polícia Civil da Bahia. A cerimônia ocorreu no Complexo de Departamentos da Polícia Civil, em Itapuã, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e outras autoridades. A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado em 25 de março de 2025. Viana sucede Heloísa Campos de Brito, primeira mulher a comandar a Polícia Judiciária baiana em seus 217 anos de história.
Com perfil estratégico e tático, André Viana possui especializações em Políticas e Gestão em Segurança Pública (UFBA) e Gerenciamento de Projetos (UNIFACS), além de vasta experiência em diferentes áreas da Polícia Civil. Desde que ingressou na instituição, em 2001, passou por delegacias no interior, pela Superintendência de Inteligência da SSP-BA e por unidades de elite, como a antiga COE, atual Core, que também coordenou.
Viana é conhecido por sua formação técnica e operacional. Já participou de cursos promovidos por instituições internacionais como a DEA, SWAT e Polícia Nacional da Espanha, além de ser o primeiro policial civil do Brasil a concluir o curso de Operações Táticas Especiais, o mais exigente do país. Também é o único baiano certificado como atirador de precisão pelo Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.
Antes de assumir o novo cargo, Viana esteve à frente da Diretoria Regional de Polícia Civil do Interior (Dirpin / Norte-Leste) e já coordenou regionais como as Coorpins de Ilhéus e Paulo Afonso. Foi homenageado com medalhas de mérito e destaca a integração entre forças policiais e o uso de inteligência como foco de sua gestão à frente da Polícia Civil da Bahia.
A delegada Márcia Pereira dos Santos assume o cargo de delegada-geral adjunta, sendo a segunda mulher consecutiva a ocupar o posto. Ela vinha atuando como diretora do Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco). Em seu discurso, Viana agradeceu a confiança do governo e reforçou o compromisso com a segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado na Bahia.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Collor é preso após condenação no STF
Débora Regis tem 61% de aprovação em Lauro de Freitas
TCM rejeita contas de dois municípios