Bahia Política

Sem meias verdades

ANTT anuncia audiências sobre concessão das BRs 116 e 324

Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, a partir da próxima semana, uma série de audiências públicas para apresentar e discutir o novo projeto de concessão das rodovias BR-116 e BR-324, na Bahia. Batizado como “Rota 2 de Julho”, o projeto abrange 663 quilômetros e prevê cerca de R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.

As audiências serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, por fim, uma sessão híbrida em Brasília. A proposta inclui a duplicação de 356 km de pistas, além da construção de faixas adicionais, viadutos, passarelas e vias laterais, com o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.

O atual contrato de concessão com a ViaBahia será encerrado em 15 de maio, e até a nova licitação — prevista para 2026 — o trecho ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A mudança ocorre após acordo entre a ANTT, Ministério dos Transportes, Tribunal de Contas da União e a concessionária.

Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a nova concessão contará com regras mais modernas e transparentes. A agência também reforça a importância da participação popular nas audiências para aprimorar o projeto e garantir que ele atenda às reais necessidades dos usuários das rodovias.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.