A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizará, a partir da próxima semana, uma série de audiências públicas para apresentar e discutir o novo projeto de concessão das rodovias BR-116 e BR-324, na Bahia. Batizado como “Rota 2 de Julho”, o projeto abrange 663 quilômetros e prevê cerca de R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.
As audiências serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e, por fim, uma sessão híbrida em Brasília. A proposta inclui a duplicação de 356 km de pistas, além da construção de faixas adicionais, viadutos, passarelas e vias laterais, com o objetivo de melhorar a segurança e a fluidez do tráfego.
O atual contrato de concessão com a ViaBahia será encerrado em 15 de maio, e até a nova licitação — prevista para 2026 — o trecho ficará sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A mudança ocorre após acordo entre a ANTT, Ministério dos Transportes, Tribunal de Contas da União e a concessionária.
Segundo o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, a nova concessão contará com regras mais modernas e transparentes. A agência também reforça a importância da participação popular nas audiências para aprimorar o projeto e garantir que ele atenda às reais necessidades dos usuários das rodovias.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Santo Amaro realiza 2º Fórum de Desenvolvimento nesta sexta (30)
Bancada federal da Bahia mantém Lídice na coordenação
Camaçari registra 90 mil atendimentos na Regulação em 5 meses