A Arquidiocese de Belém emitiu uma nota dizendo que não houve convite oficial ao presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) para comparecer às comemorações do Círio de Nazaré, tradicional festa em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, que acontece anualmente na capital paraense. O comunicado foi emitido após Bolsonaro dizer que iria ao evento neste sábado, 8.
“Tomamos conhecimento da presença do senhor presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal”, diz trecho da mensagem da Arquidiocese.
Segundo a nota, o acesso do presidente à festa será de responsabilidade da Marinha e que não está permitida a utilização política do evento religioso.
De acordo com o colunista do Metrópoles Guilherme Amado, a socióloga Rosângela da Silva, casada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), também estará na festa para “pagar uma promessa”. Durante a campanha, a cientista social disse que iria ao Círio para agradecer caso tudo “corresse em paz” durante o primeiro turno.
Já Lula, não comparecerá ao evento. Ele passará o sábado em agenda de campanha em Minas Gerais. (Atarde)