Cidades baianas enfrentam um período de instabilidade climática, com registro de chuvas frequentes e alerta para a chegada de uma nova frente fria. De acordo com o Centro de Monitoramento da Defesa Civil (Cemadec), Salvador e outras regiões da faixa leste do estado devem permanecer com tempo nublado e chuvas intermitentes nos próximos dias. A previsão indica ventos intensos e queda de temperatura, com agravamento das condições entre terça-feira e quinta-feira.
A capital baiana já registrou, ainda na primeira semana de maio, o volume de chuva esperado para todo o mês. O cenário provocou alagamentos, deslizamentos e até uma tromba d’água no bairro da Barra. Segundo o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a situação foi causada por um sistema frontal seguido de uma área de baixa pressão atmosférica, fenômenos típicos do período chuvoso na região.
Apesar da intensidade das precipitações, especialistas explicam que maio é historicamente um mês de alta pluviosidade na Bahia, especialmente na região litorânea. A chegada de frentes frias e o encontro de massas de ar quentes e frias explicam o aumento das chuvas e a variação de temperatura.
Até o dia 8, 110 municípios estavam sob alerta meteorológico emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), com possibilidade de chuvas de até 50 mm em 24 horas. As cidades mais afetadas estão localizadas no litoral e no Recôncavo, mas municípios do interior também registraram queda nas temperaturas.
Para o fim de semana, a previsão é de chuvas isoladas e períodos de tempo seco em Salvador, Feira de Santana, Ilhéus e Vitória da Conquista. Já cidades do oeste baiano, como Barreiras e Juazeiro, devem ter menos instabilidade, com sol entre nuvens. As autoridades recomendam atenção às condições meteorológicas e eventuais alertas emitidos pelos órgãos competentes.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Haddad preocupa bolsonaristas em pesquisa para o Senado
Santo Amaro realiza ação educativa contra violência infantil
Conceição do Jacuípe interdita Avenida Getúlio Vargas para obras