A cidade de Conceição do Jacuípe ‘Berimbau’, pode perder a maior parte da sua arrecadação caso a reforma tributária passe pelo Congresso Nacional da forma que está sendo viabilizada. Isso porque com a mudança na forma que impostos poderão ser cobrados, o município perderá sua maior fonte de renda.
A reforma tributária pretende tirar os municípios onde as empresas estão instaladas e produzindo a cobrança do ICMS, passando a ser cobrado diretamente no consumidor final, ou seja, onde os produtos são vendidos diretamente nas lojas ou serviços.
A cidade de Conceição do Jacuípe, segundo o último Censo do IBGE tem 34.994 habitantes, sendo que uma das suas principais receitas é o ICMS, arrecadado pelas empresas instaladas na cidade a exemplo da Mondial, fabricante de eletrodomésticos. Atualmente o município fica com 25% e o estado com a fatia maior 75% da arrecadação sobre ICMS. Desde que assumiu o governo, a prefeita Tânia Yoshida (PSD), tem feito grande esforço para atrair novas empresas para a cidade e garantindo Incentivos Fiscais para algumas que já estão instaladas no município.
Caso a reforma tributária passe com o modelo que esta sendo debatido, o município sofrerá uma grande queda na arrecadação, e isso vai refletir nos investimentos em saúde, educação, infraestrutura e outros segmentos da máquina pública.
Siga nossas redes sociais clicando aqui
Relacionadas
Homem é vítima de lesão corporal por arma branca em Conceição do Jacuípe
São Braz investe R$ 136 milhões em Conceição do Jacuípe
Tânia Yoshida reflete sobre sua trajetória e desafios na política