Bahia Política

Sem meias verdades

Brasil é 5º em denúncias de abuso infantil na internet

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Brasil ocupou em 2024 a quinta posição no ranking global de denúncias de páginas com conteúdo de abuso sexual infantil online, segundo relatório da rede internacional InHope, divulgado nesta quinta-feira (3). Em dois anos, o país saltou da 27ª colocação para a atual. Na frente do Brasil, aparecem Bulgária, Reino Unido, Holanda e Alemanha.

A InHope reúne dados de 55 hotlines – canais de denúncia de crimes na internet – espalhados por 51 países. No Brasil, esse trabalho é coordenado pela SaferNet, organização que atua desde 2006 em parceria com o Ministério Público Federal (MPF). Das mais de 50 mil páginas denunciadas no país, mais de 10 mil foram repassadas a autoridades internacionais, por envolverem, aparentemente, vítimas de outros países.

Outras 38 mil páginas com indícios de abuso foram detectadas com auxílio de ferramentas automatizadas, no contexto do projeto Discover, e também encaminhadas às hotlines da rede. Ao todo, a SaferNet compartilhou com o InHope 48.874 páginas diferentes suspeitas de conter esse tipo de conteúdo.

Em 2024, foram identificadas 1.155 páginas hospedadas em servidores brasileiros, o que representa 0,05% do total global. Esses casos foram encaminhados para análise e investigação pelo Núcleo Técnico de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPF. A SaferNet também mantém a Central Nacional de Denúncias e o Canal de Ajuda (Helpline), para apoiar vítimas de violência online.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.