20 de setembro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Camaçari amplia cadastro para castração de cães e gatos

Aberto desde 2021, a Secretaria de Saúde de Camaçari ampliou o acesso ao cadastro para castração de cães e gatos para unidades de saúde da Sede e Costa do município. Além do site da Prefeitura no link (https://www.camacari.ba.gov.br/uka4), agora o cadastro poderá ser feito também presencialmente, todas as sextas-feiras, na USF Nova Aliança, USF Piaçaveira, USF Gleba B, USF Gravatá, USF Monte Gordo, USF Vila de Abrantes, UBS Arembepe e USF Barra de Pojuca.

Importante informar que para participar da castração o animal precisa ter um tutor. “Não temos como castrar animais sem um tutor responsável. Pois, após a castração é necessário que o tutor assuma alguns cuidados com o animal até sua recuperação plena”, explica Alcione Vasconcelos, diretora da Vigilância à Saúde da Sesau.

Secretário de Saúde, Elias Natan explica que, “continuaremos com o cadastro no site da Prefeitura também. Esse ampliação para as unidades de saúde às sextas-feiras, de forma presencial, visa atender aquelas pessoas que ainda têm dificuldade de acessar o site e anexar a documentação necessária”.

Para o devido andamento do cadastramento, o tutor interessado deverá apresentar os seguintes documentos:

– Documento de identificação oficial com foto (RG, CNH);

– Cadastro de Pessoa Física – CPF;

– Cartão SUS vinculado ao município de Camaçari;

– Comprovante de endereço do tutor, atualizado e vinculado ao município de Camaçari, datado de no máximo 03 (três) meses;

– Cartão de vacinação antirrábica do animal candidato à castração, com vacina antirrábica a aplicada a mais de 10 dias e menos de um ano e caso a vacinação tenha sido realizada em estabelecimento particular, a carteira de vacinação deve estar assinada e carimbada por profissional Médico Veterinário;

– Resultado negativo de exame para Leishmaniose Visceral Canina (Calazar), datado de até 06 (seis) meses (Apenas para caninos);

Os caninos que nunca realizaram exame para Calazar ou que o resultado esteja fora da validade, poderão ser testados pelo Centro de Controle de Zoonoses através do teste rápido que quando for positivo demandará realização de exame sorológico ELISA confirmatório para Leishmaniose Visceral. Que o impedirá de realizar o procedimento, se for positivo.

Para mais informações sobre a documentação necessária para realização do castrado basta acessar o link www.camacari.ba.gov.br/uka4 onde consta o cadastro e o Diário Oficial Nº 1493 com a portaria da castração de cães e gatos. (SESAU/PMC)