Bahia Política

Sem meias verdades

Camaçari: Independência e solidariedade na Corrida 2 de Julho

Foto: Tiago Pacheco

Desafio, superação, conquista e solidariedade. É como se pode caracterizar a 34ª edição da tradicional Corrida 2 de Julho, realizada nesta terça-feira (2/7) em celebração ao Dia da Independência da Bahia, que este ano comemora 201 anos. O evento, idealizado pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), atraiu mais de mil atletas amadores e profissionais, e se destacou também pelo cunho social, arrecadando mais de 5 toneladas (t) de alimentos não perecíveis, por meio da inscrição solidária, que serão destinados a pessoas carentes do município.

O titular da pasta do Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), Luciel Neto, destacou a importância do evento. “Tivemos uma média de 1.500 pessoas participando da corrida e, pra gente, é uma emoção muito grande. Essa, que é a maior corrida de rua do município, onde reunimos jovens, adultos, pessoas com deficiência, entre amputados e cadeirantes, além dos atletas profissionais e amadores. E a gente agradece todo apoio e participação da comunidade, que demonstrou espírito de solidariedade com o bem-estar coletivo”, ressaltou o secretário.

Da cidade baiana de Várzea Nova direto para Camaçari, o atleta profissional de corrida Inácio Souza Vieira, 36 anos, chegou em 1º lugar na categoria masculino. Bastante conhecido por suas participações em provas de rua, ele falou da gratidão pela conquista de mais um pódio, ao finalizar o percurso de 5 quilômetros (km) no tempo de em 16 minutos e 35 segundos. “Mais um ano correndo, são 19 ao todo. E dessa forma vou deixando minha marca registrada e sigo competindo. É sempre um prazer participar desse evento em Camaçari, a organização está de parabéns”.

Na categoria feminino, direto do município de Santo Antônio de Jesus, o 1º lugar ficou com a jovem de 29 anos, Jeane Barreto, que fez o tempo de 18 minutos e 30 segundos. “Essa é a primeira vez que participo desta corrida, e achei o percurso maravilhoso, amei. Para mim, foi uma satisfação imensa, pois consegui bater meu recorde pessoal”. Em 2023, ela foi a 5ª melhor na famosa Corrida São Silvestre, e ficou entre a 11ª no ranking geral da prova.

A inclusão é uma das marcas presentes na Corrida 2 de Julho. Como ficou comprovado por Valdelice Ferreira, 50 anos, que conquistou o 1º lugar na categoria especial feminino PcD (cadeirante). “As pessoas com deficiência [PcD], simplesmente, querem respeito, visibilidade, mostrar que são capazes, e que podem estar em qualquer lugar. A Prefeitura de Camaçari promove essas questões ao realizar essa corrida”, pontuou a competidora, moradora do bairro São Vicente.

Expressando gratidão pela sua história de superação, o gestor de segurança Clebson Ferreira, 43 anos, finalizou a corrida com muita garra na categoria especial masculino PcD (amputado). “Há cinco anos, nesse mesmo ponto de largada da corrida, eu me acidentei e perdi a perna direita. Agora, estou aqui, participando da primeira competição, exatamente no local do acidente, e pude superar esse trauma. Tenho certeza que essa é só a primeira de muitas outras corridas que irei travar”, compartilhou emocionado o competidor.

Também entre os concluintes da prova, estava a costureira Edleuza Maria, 56 anos. Bastante animada, ela disse que, “vim fazer todo o trajeto em companhia das minhas amigas. Sabia que não chegaria entre as primeiras colocadas, mas a participação valeu à pena. É muito bom praticar esporte, ainda mais num evento como esse: perto de casa e bem organizado”, comentou a moradora do bairro Renascer (Phoc II).

Com percurso aproximado de 2,5 km para caminhada, e 5 km para corrida, e, aproximadamente, 2 horas de duração, a Corrida do 2 de Julho teve largada e chegada na Avenida Deputado Luís Eduardo Magalhães, no Centro. A prova, destinada para pessoas de ambos os sexos, foi dividida em quatro categorias (masculino e feminino, além de especial masculino e feminino), distribuída em 11 grupos de faixa etária (16 – 19 / 20 – 24 / 25 – 29 / 30 – 34 / 35 – 39/ 40 – 44 / 45 – 49 / 50 -54 / 55 – 59 / 60 – 64 e acima de 65 anos), sendo que a especial, para pessoas com deficiência (PcD), foi única. Ao final da prova, todos os inscritos foram contemplados com medalha de participação.

A Corrida do 2 de Julho deste ano não apenas comemorou uma data histórica importante para a Bahia, mas também reforçou o compromisso de Camaçari com a promoção do esporte, da solidariedade e da inclusão social, demonstrando como o esporte pode ser um poderoso meio de unir a comunidade e promover valores essenciais, celebrando a história e construindo um futuro mais inclusivo, solidário e capaz.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito, José Tude; o presidente da Câmara Municipal de Camaçari, Flávio Matos; além de secretários municipais, vereadores e demais autoridades locais.

O evento contou ainda com o apoio institucional das secretarias de Governo (Segov), por meio da Coordenação de Eventos; dos Serviços Públicos (Sesp); do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur); da Saúde (Sesau); e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT); além do Corpo de Bombeiros Militar; da Polícia Militar; e do Tiro de Guerra.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp (CLIQUE AQUI)