Sobre uma CI da UPA da Gleba A que circula nas redes sociais referente a limitação no atendimento a pacientes com classificação amarela e vermelha, devido a superlotação da unidade, a Secretaria de Saúde de Camaçari informa que o fato ocorreu na tarde da última terça-feira (16/2), mas nesta quarta-feira (17/2) o atendimento já voltou a acontecer normal nesta quarta-feira mais com ritmo intenso.
A postura adotada na terça-feira se fez necessária porque a unidade chegou a sua capacidade instalada de ocupação máxima e com isso o atendimento foi direcionado estritamente para a urgência e emergência.
Importante ressaltar que os pacientes com demandas eletivas e não urgentes devem procurar as unidades de saúde da atenção primária como os postos de saúde para serem atendidos também.

A Sesau reitera que a UPA está trabalhando em ritmo intenso 24h todos os dias da semana devido o fato dos pacientes internados nos leitos não estarem conseguindo transferência para um hospital de referência em virtude da rede Estadual está lotada e o Hospital Geral de Camaçari estar lotado também. Fato que se agravou mais ainda desde o fechamento da urgência e emergência do HGC.
Para solucionar esta situação o município está em fase final para contratação de mais leitos COVID para desafogar as unidades de urgência e emergência, uma vez que a regulação estadual não tem conseguido transferir esses pacientes.