O levantamento realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/BA) confirmou um aumento no número de casos de Febre Oropouche na Bahia. O terceiro diagnóstico da doença foi registrado em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. Até o momento, 939 casos foram notificados no estado, com dois óbitos confirmados, sendo os primeiros casos fatais registrados no mundo.
O Ministério da Saúde confirmou os dados fornecidos pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) sobre as mortes de duas mulheres devido à doença. Uma das vítimas, residente em Valença, tinha 24 anos e faleceu no dia 27 de março. A outra, de 21 anos, morava em Camamu e veio a óbito no dia 10 de maio. Ambas as pacientes não apresentavam comorbidades e não estavam grávidas.
A Febre Oropouche é uma arbovirose transmitida principalmente pelo mosquito Aedes aegypti. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, dores nas articulações e nos músculos, além de erupções cutâneas. A doença ainda é pouco conhecida, o que dificulta seu diagnóstico e tratamento.
Siga Bahia Política no Facebook , no X e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Empresas são notificadas por danos em rua de Camaçari
117 cidades da Bahia estão em alerta por fortes chuvas
Crianças se ferem em brinquedo sem manutenção em Camaçari