Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Camaforró 2025 entrou para a história como o mais inclusivo de todos os tempos. Pela primeira vez, o evento conta com intérpretes de Libras durante os shows e um espaço exclusivo para pessoas com deficiência (PCD), com vista privilegiada para o palco. A iniciativa garante conforto, segurança e participação ativa de todos na festa junina de Camaçari.
A ação é promovida pela Prefeitura, que reforça seu compromisso com a igualdade e o direito de acesso à cultura para todos os públicos. Além da estrutura física adaptada, como rampas de acesso e piso revitalizado, a presença dos intérpretes da Língua Brasileira de Sinais tem feito a diferença na experiência de pessoas surdas durante os shows.
Ruth Oliveira, coordenadora da equipe de intérpretes, destacou a importância da tradução musical em Libras. “Os sinais são como poesia com a letra da música. Isso permite que a comunidade surda sinta o ritmo e participe da festa de forma verdadeira”, explicou.
O intérprete Bruno Miranda também celebrou a iniciativa. “Estamos garantindo acesso à cultura para um público que, muitas vezes, é invisibilizado. A acessibilidade precisa estar em todos os ambientes, inclusive nos grandes eventos culturais”, afirmou.
Para Fredsom Soares, presidente da União das Pessoas com Deficiência (Udec) e coordenador municipal de políticas públicas para PCDs, a ação representa um marco. “É uma mudança histórica. Pela primeira vez, temos um espaço acessível e preparado para acolher com dignidade. Inclusão também é festejar junto”, concluiu.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lula veta projeto que aumentaria número de deputados federais
Lauro de Freitas inicia troca de luminárias em Vilas do Atlântico
Café com Saúde promove cuidado a hipertensos e diabéticos