Bahia Política

Sem meias verdades

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7)

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7) em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com deficiência, comorbidades, além de caminhoneiros, profissionais da segurança, das Forças Armadas, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e população privada de liberdade. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde.

Neste ano, a campanha será dividida em dois momentos: no primeiro semestre, de março a abril, a vacinação acontece nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já em setembro, a campanha será realizada na Região Norte, em razão do chamado “inverno amazônico”, período de maior circulação do vírus nessas localidades. Ao todo, o governo federal adquiriu 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas às regiões que vacinam no primeiro semestre e 5,9 milhões para o Norte, no segundo semestre.

A vacina distribuída na rede pública em 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B, com eficácia estimada entre 60% e 70% na prevenção de casos graves e óbitos. A aplicação pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sendo contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave. Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo da meta, com 55,19% nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e 48,89% na Região Norte. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como um ato de cuidado coletivo e essencial para a saúde pública.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.