A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira (7) em todo o país. A meta do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 90% do público-alvo, que inclui crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos, gestantes, trabalhadores da saúde, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com deficiência, comorbidades, além de caminhoneiros, profissionais da segurança, das Forças Armadas, trabalhadores do transporte coletivo, portuários e população privada de liberdade. A vacina é gratuita e está disponível nas unidades básicas de saúde.
Neste ano, a campanha será dividida em dois momentos: no primeiro semestre, de março a abril, a vacinação acontece nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Já em setembro, a campanha será realizada na Região Norte, em razão do chamado “inverno amazônico”, período de maior circulação do vírus nessas localidades. Ao todo, o governo federal adquiriu 73,6 milhões de doses, sendo 67,6 milhões destinadas às regiões que vacinam no primeiro semestre e 5,9 milhões para o Norte, no segundo semestre.
A vacina distribuída na rede pública em 2025 protege contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B, com eficácia estimada entre 60% e 70% na prevenção de casos graves e óbitos. A aplicação pode ser feita junto a outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, sendo contraindicada apenas para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave. Em 2024, a cobertura vacinal ficou abaixo da meta, com 55,19% nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, e 48,89% na Região Norte. O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação como um ato de cuidado coletivo e essencial para a saúde pública.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Projeto quer proibir uso de fumaça colorida em eventos de Salvador
STF mantém indenização de Eduardo Bolsonaro a jornalista
Chefe de facção de Camaçari é preso na Paraíba