Candidato a prefeito repete 16 promessas não cumpridas na eleição passada

Foto: Divulgação

O atual prefeito de Inhambupe, Fortunato Silva Costa (PSD), conhecido como Nena, repetiu praticamente ipsis litteris nada menos do que 16 propostas não executadas da eleição passada no programa de governo de 2020. O postulante à reeleição é alvo de uma ação penal por crime ambiental cometido pelo seu frigorífico, de acordo com o Ministério Público, e justamente o segmento de Agricultura e Meio Ambiente é o menos eficiente, com quatro promessas repetidas e não cumpridas em sua administração.

Se no pleito passado ele dizia que implantaria um “programa de reflorestamento de áreas de desmatamento”, o que não aconteceu, agora ele fala em fazer “reflorestamento de áreas degradadas”. Também não cumprida ainda, a ideia de “implementar a política de distribuição de sementes” virou “distribuição de sementes e apoio ao agricultor, com horas de trator”. Já a “ampliação do serviço de assistência técnica e extensão rural aos pequenos produtores”, se transformou em “fornecer assistência técnica e extensão rural para agricultores do município. A jura de “valorização do agricultor familiar”, pelo menos, recebeu incremento e passou para “fortalecimento da agricultura familiar com projetos de qualificação para implementação da agricultura orgânica, reaproveitamento de espaço e novos manejos”.

Outra área negligenciada na gestão atual, com projetos recauchutados para o futuro, é a infraestrutura, com três repetecos. O “programa de construção e recuperação de estradas do município” de 2016 ganhou enxerto e foi definido agora como “realizar os trabalhos de requalificação, manutenção e demais ações necessárias, para manter as estradas vicinais do município de Inhambupe em boas condições de tráfego, garantindo a segurança das pessoas e o escoamento da produção”.

Os documentos mostram ainda que Nena desistiu da “implementação do sistema municipal de abastecimento de água com foco na zona rural” e pretende realizá-la por meio de outros órgãos públicos: “Firmar parcerias com os governos estadual e federal visando obter recursos, maquinários e outros meios para oferecer a todas as famílias do município o fornecimento de água tratada e de boa qualidade”. O mesmo se deu na construção do plano municipal de saneamento ambiental, definido em 2016 como “programa de troca de rede de esgoto para substituir antigas redes de manilhas que apresentam problemas constantes de vazamento”. Em 2020, a bola foi passada para os palácios de Ondina e do Planalto: “Buscar parcerias com governos estadual e federal, para oferecer a todas as comunidades de Inhambupe a cobertura da rede coletora de esgoto”.

Publicidade

Confira abaixo os demais flashbacks no programa de governo do candidato à reeleição:

Desenvolvimento econômico

 

2016 – Política de capacitação profissional em convênio com o Sebrae, o Ministério do Trabalho e Setre.

 

2020 – Pleitear projetos de cursos profissionalizantes e capacitação profissional, junto ao estado e à União.

 

2016 – Política de atração de novos empreendimentos, para gerar emprego, oferecendo vantagens competitivas. Estímulo e apoio integral ao cooperativismo e associativismo.

 

2020 – Potencializar a capacidade de investimento, através de parcerias com o setor privado e outras esferas de governo, visando atrair investimentos, implantação de empresas, incluindo indústrias, para geração de empregos, bem como investir em programas de capacitação de micros, pequenos e médios empresários do município e apoiar o jovem empreendedor.

 

Saúde

 

2016 – Realizar convênios com instituições para tratamento de dependentes químicos.

 

2020 – Estabelecer convênio com instituições para tratamento de dependentes químicos.

 

Educação 

 

2016 – Manutenção do plano de carreira dos profissionais da educação.

 

2020 – Realização de cursos de formação continuada para professores – parceria com universidade pública.

 

2016 – Programa de formação continuada.

 

2020 – Firmar parcerias com outras esferas de governo e entidades públicas e privadas, para oferecer cursos técnicos e profissionalizantes, promovendo qualificação profissional em diversos segmentos.

 

Esporte

 

2016 – Construir, restaurar e equipar os espaços esportivos de Inhambupe.

 

2020 – Melhorias físicas e estruturais de campos de futebol localizados na zona rural, para proporcionar um ambiente adequado para a prática esportiva. Construções e reformas de quadras de esportes nas localidades rurais.

 

Cultura

 

2016 – Criação da Casa de Cultura para valorizar a cultura popular de Inhambupe, seus artistas, músicas, trupes de dança, quadrilhas, entre outros.

 

2020 – Associação/ grupo que reúna os movimentos culturais com intuito de valorizar e manter as tradições do município. Com formação, cursos, espaços de apresentação (samba de roda, capoeira, as músicas das casas de farinha).

 

Ação social/ Inclusão social

 

2016 – Combate à violência contra a mulher. Apoio aos jovens em risco de vulnerabilidade

 

2020 – Criar um programa específico de enfrentamento à violência contra a mulher. Fortalecer o trabalho das equipes de garantia de direitos que atendem crianças e adolescentes, e vamos combater todas as formas de violência e exploração dos nossos jovens.

 

Administração/ Segurança

 

2016 – Implantação da Guarda Municipal.

 

2020 – Fazer a implantação da Guarda Municipal.

 

A principal mudança de um documento para o outro foi a falta de produção do segundo, que, ao contrário do primeiro, não possui capa e é uma cópia digital desconfigurada do texto original. Veja nos links o plano de 2016 e o programa de 2020.