Em uma noite marcada pelo confronto democrático de ideias, os candidatos ao governo do Estado Jerônimo Rodrigues (PT), João Roma (PL) e Kleber Rosa (PSOL) participaram do primeiro debate desta eleição na Band Bahia. Durante 1h40, eles discutiram sobre desarmamento, habitação e regulação em um programa mediado pela jornalista Carolina Rosa, apresentadora do Band Cidade.
O debate foi dividido em cinco blocos e contou com a participação dos jornalistas Levi Vasconcelos, Humberto Sampaio e Victor Pinto, que questionaram os candidatos sobre educação, segurança e saúde. Veterano em debate, Levi Vasconcelos reforçou o pioneirismo da emissora. “Mais uma vez a Band dá start na campanha eleitoral, infelizmente dessa vez com a ausência do candidato que lidera a pesquisa. Acho que quem mais perde é ele”, pontua.
Estreando na participação em debates eleitorais, o jornalista Victor Pinto, reforçou a importância do confronto. “Conseguiu dar dimensão de quem estava inseguro, quem não estava e quem foi mais incisivo. Acho que é o pontapé inicial para uma campanha que está por vir e que será dura”.
Já a diretora de Jornalismo, Zuleica Andrade, ressaltou a sensação de dever cumprido com a realização do programa na Bahia e outros oito estados, além do Distrito Federal. “Os debates da Band são uma tradição nacional há 40 anos e ajudam a contar a história política do nosso país. O grande maestro dessa orquestra é Fernando Mitre, diretor nacional de jornalismo da Band. Aqui na Bahia nós também cumprimos esse papel tão importante para a democracia”
Para o diretor geral da emissora, Augusto Correia Lima, o debate é um momento rico por subsidiar a população com informações sobre os projetos de cada candidato. “Essa é a primeira oportunidade para que os candidatos se apresentem ao eleitorado baiano e mostrem o que pretendem fazer caso sejam eleitos”, acrescenta Augusto Correia Lima, diretor geral da emissora. O programa, que teve tradução em libras, foi transmitido pela TV, rádio BandNews FM, canal Band Bahia Oficial no YouTube, no site bandnoticiasba.com.br e por um pool de emissoras de rádio do interior do estado. (Ascom)