O atendimento ao público para marcações de consultas e exames na Central de Regulação de Lauro de Freitas, neste primeiro dia de funcionamento no novo horário, das 8h às 14h, fluiu normalmente. Além da Central, a partir desta segunda-feira (23), todos os postos descentralizados da Regulação, instalados em oito Unidades de Saúde da Família, também atendem dentro do novo horário.
Atualmente, cerca de 900 pessoas passam diariamente pela Central de Regulação, localizada na Faculdade Unime. De acordo com o coordenador Igor Mascarenhas, o novo expediente deu conta de atender a demanda popular sem interferências. “O atendimento de 8h às 14h garante um fluxo que funciona. As pessoas não precisam mais estar se arriscando à noite em filas, porque terá um acesso com comodidade dentro do expediente”, relata.
Ainda segundo o coordenador, o novo horário do expediente funciona paralelo com um novo sistema de atendimento, via WhatsApp, que trouxe satisfação por parte da população. “Com o sistema de informação por aplicativo de mensagem, os pacientes estão tendo um melhor acompanhamento de suas solicitações, e quem chega na Regulação recebe uma senha que garante o atendimento dentro do novo horário”, completou.
Paciente do bairro de Portão, Mariana Correia relata que ficou surpresa quando recebeu informações sobre sua solicitação de consulta por WhatsApp. “Pra mim esse sistema foi uma novidade. Eu dei entrada na USF Irmã Dulce e me disseram que a confirmação seria informada pelo WhatsApp. De início eu achei que seria mais uma burocracia, que não teria resposta, mas em menos de uma semana eles me responderam dizendo a data que era pra eu vir na Regulação pegar a marcação da minha consulta. Esse sistema pra mim facilitou foi muito”, afirmou.
O canal de atendimento eletrônico da Regulação, por meio do WhatsApp (71) 3369-9962, pode ser acessado por qualquer usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Através deste sistema o paciente consegue tirar dúvidas sobre marcações de consultas e exames, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.