22 de novembro de 2024

Bahia Política

Sem meias verdades

Cippa de Lençóis apreende material explosivo com suspeito

Ação aconteceu na manhã de quarta-feira (26), no município de Oliveira dos Brejinhos.

Foto; divulgação

Meio quilo de nitrato – elemento químico usado para praticar explosões – e 250 metros de fio de cordel foram apreendidos por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, com um homem de 52 anos, suspeito de usar o material para implosão irregular de pedreiras e extração de minério. Caso aconteceu na manhã de quarta-feira (26), em Oliveira dos Brejinhos, no Oeste do estado.

Conforme detalhou o comandante da unidade, major George Porto, denúncias recebidas sobre o uso ilegal dos explosivos na localidade conhecida como ‘Chapada de Cima’, ajudaram os PMs na apreensão.

“Encontramos o material com ele e questionamos sobre as autorizações ambientais para a prática de extração de minério, bem como as notas fiscais da aquisição do produto. Ele não possuía nenhuma documentação e por isso foi conduzido”, detalhou o oficial.

Ainda segundo o major, o homem acabou infringindo a Portaria número 147 do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro – responsável por monitorar os procedimentos administrativos para o exercício de atividades com explosivos, seus acessórios e produtos que contêm nitrato de amônio – e o artigo 251 do Código Penal por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão.

“Esses explosivos são os mesmos usados contra bancos”, completou.

O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) de Oliveira dos Brejinhos. Conforme o delegado substituto, Antônio Rosélio Marques, ele foi autuado por fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar sem licença da autoridade substância ou engenho explosivo, gás tóxico ou asfixiante.

 

Siga nossas redes sociais clicando aqui