Aliados de Ciro Gomes (PDT) avaliam cenários para o futuro político do ex-ministro, que pode voltar a disputar o governo do Ceará em 2026. A possibilidade surge como alternativa à corrida presidencial, caso a viabilidade nacional não se consolide. Ciro já comandou o estado nos anos 1990 e mantém forte influência política na região.
Apesar disso, a candidatura ao Palácio do Planalto ainda não está descartada. Segundo a revista Veja, Ciro considera sair do PDT se o partido apoiar a reeleição do presidente Lula (PT). Para aliados, um eventual enfraquecimento de Lula e Jair Bolsonaro (PL) até 2026 poderia abrir espaço para uma nova candidatura presidencial do pedetista.
Ciro já disputou a presidência quatro vezes, sempre sem sucesso. Em 1998 e 2018, terminou em terceiro lugar. Em 2002 e 2022, ficou em quarto, sendo superado, na última eleição, por Lula, Bolsonaro e Simone Tebet (MDB), hoje ministra do Planejamento.
A definição sobre o futuro político de Ciro deve passar por alianças, conjuntura nacional e o posicionamento do PDT nos próximos meses. Seja em âmbito estadual ou federal, o ex-ministro ainda planeja permanecer ativo no cenário eleitoral.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
PIS/Pasep: pagamentos de maio começam dia 15
Curso prepara agentes de Lauro de Freitas para emergências
Conceição do Jacuípe convoca aprovados em 2ª chamada