Bahia Política

Sem meias verdades

“Com cara de candidato”: Lula incentiva José Dirceu a disputar eleição em 2026

Foto: Arquivo/Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em um encontro na noite de sexta-feira (14), em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sugeriu ao ex-ministro José Dirceu que ele está “com cara de candidato” a deputado federal nas eleições de 2026. A conversa aconteceu durante a festa de 80 anos da ex-prefeita Marta Suplicy, no apartamento dela, nos Jardins. Sentado em uma mesa de canto, Lula chamou a atenção de Dirceu no meio do salão e elogiou sua disposição. “Está com a saúde boa”, disse o presidente. O ex-ministro respondeu: “A nossa saúde está boa”. Dirceu pretende disputar uma vaga na Câmara dos Deputados e considera a candidatura uma “questão de justiça histórica”, em alusão à cassação de seu mandato em 2005, no escândalo do mensalão. “Vou precisar do seu apoio”, declarou ele a Lula.

O jantar, que reuniu lideranças do PT e aliados do governo federal, contou com a presença de Lula e da primeira-dama, Janja da Silva. Também participaram do evento os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde) e Ricardo Lewandowski (Justiça), além dos deputados federais Rui Falcão (PT), Carlos Zarattini (PT), Guilherme Boulos (PSOL) e Orlando Silva (PCdoB). Deputados estaduais, marqueteiros, advogados e dirigentes petistas completaram a lista de convidados. O presidente Lula foi recepcionado por Marta Suplicy e seu marido, o empresário Márcio Toledo, logo na entrada do prédio. Em seguida, subiu para o apartamento do casal ao lado de nomes próximos, como Fernando Haddad, Rui Falcão e o advogado Marco Aurélio de Carvalho, do grupo Prerrogativas.

Durante o encontro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou sobre política, governo e o futuro do PT. Lula comentou que devia uma visita a Marta Suplicy, que não havia conseguido realizar desde a eleição municipal de 2024, quando ela foi candidata a vice na chapa de Guilherme Boulos, derrotada na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Após o jantar, Lula circulou pelo salão, conversou com os convidados e tirou fotos. Em breve diálogo com a imprensa, o presidente Lula fez uma brincadeira sobre a alta no preço dos ovos, tema que havia abordado mais cedo em Sorocaba. “Eu quero descobrir o culpado pelo aumento. A única que não é culpada é a galinha”, afirmou Lula em tom descontraído.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.