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Encerra nesta quinta-feira (29) o prazo para o envio de sugestões ao projeto de concessão das BRs-324 e 116 na Bahia, batizado de Rota 2 de Julho. As contribuições podem ser feitas por meio do site do Sistema ParticipANTT. A proposta prevê 30 anos de administração das rodovias pela iniciativa privada e tem gerado polêmica entre usuários e autoridades.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), estão previstos R$ 24 bilhões em investimentos ao longo da concessão, sendo R$ 15,7 bilhões em obras e melhorias e R$ 8 bilhões em custos operacionais. Entre as principais intervenções previstas estão 356 km de duplicações, 192 km de faixas adicionais, construção de viadutos, passarelas e pontos de ônibus, além de manutenção contínua das vias.
Apesar das promessas de modernização, o projeto tem enfrentado críticas. Um dos principais pontos de contestação é o aumento no número de praças de pedágio e o reajuste das tarifas. No trecho entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, a proposta prevê a duplicação do número de pedágios, passando de dois para quatro.
Outro ponto questionado é a falta de clareza nas audiências públicas realizadas em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista e Brasília. Parlamentares e lideranças locais reclamam da pressa no andamento do processo e da ausência de estudos detalhados sobre o impacto da concessão nos próximos 30 anos. O deputado estadual Eduardo Salles (PP) classificou o cenário como “temeroso”.
As rodovias estavam sob responsabilidade da ViaBahia desde 2009, mas a concessão foi encerrada em maio após a empresa ser acusada de descumprir obrigações contratuais. Desde então, a administração das BRs passou para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), enquanto o governo federal busca um novo operador para o trecho.
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