Bahia Política

Sem meias verdades

Confira se você tem valores esquecidos no PIS/Pasep e como resgatá-los

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A partir desta sexta-feira (28), trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988 poderão verificar se possuem valores esquecidos no fundo PIS/Pasep. De acordo com o Governo Federal, mais de 10 milhões de brasileiros têm direito ao saque, somando um total de R$ 26,3 bilhões. O valor médio por pessoa é de aproximadamente R$ 2,8 mil, podendo variar conforme o tempo de serviço e os salários recebidos na época.

Para consultar se há valores disponíveis, os trabalhadores podem acessar o site “Repis Cidadão”, do Ministério da Fazenda, ou o aplicativo FGTS, disponível para Android e iOS. O acesso é feito por meio da conta Gov.br e do Número de Identificação Social (NIS), que pode ser encontrado na Carteira de Trabalho ou no extrato do FGTS. O saque pode ser realizado presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal com um documento oficial com foto, ou via transferência pelo aplicativo FGTS.

No caso de herdeiros, o procedimento exige o acesso ao sistema com a própria conta Gov.br e a inclusão do número do PIS/Pasep do falecido. Se a solicitação for presencial, é necessário apresentar documentos como a certidão do PIS/Pasep/FGTS emitida pela Previdência Social ou uma autorização judicial assinada pelos sucessores, confirmando o direito ao saque.

Os pagamentos seguirão um cronograma estabelecido pela Caixa Econômica Federal. A partir de 28 de março, serão liberados os valores para quem solicitou o saque até 28 de fevereiro. Já no dia 25 de abril, serão contemplados os trabalhadores que pedirem o resgate até 31 de março. Para mais informações, os beneficiários podem acessar os canais oficiais do governo ou procurar uma agência da Caixa.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.