A partir do dia 22 de abril, os baianos vão sentir no bolso o novo reajuste nas tarifas de energia elétrica. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), responsável pelo fornecimento de energia para 6,7 milhões de unidades consumidoras no estado, aplicará um aumento médio de 2,05%, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o reajuste será de 1,88%, enquanto indústrias e grandes comércios (alta tensão) enfrentarão aumento de 2,53%.
Segundo a Neoenergia Coelba, os custos com encargos setoriais foram os principais responsáveis pela elevação, impactando 1,86% no índice de reajuste. Já os gastos com geração e transmissão de energia contribuíram com 0,03%. Por outro lado, os componentes financeiros apresentaram impacto negativo de -3,12% no cálculo final, ajudando a atenuar a média do reajuste.
A empresa também detalhou a composição da tarifa de energia elétrica. Atualmente, 34,47% do valor pago pelos consumidores é destinado à compra e transmissão da energia. Os tributos e encargos setoriais somam 33,30% da fatura, enquanto a própria Coelba fica com 32,22%, valor utilizado para cobrir custos operacionais, manutenção da rede, administração e investimentos no serviço.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Bolsonaro convoca ato por anistia em Brasília
Conclave para escolha do novo papa começa nesta quarta-feira
Santo Antônio de Jesus lança programação do São João 2025