Bahia Política

Sem meias verdades

Conta de luz sobe até 2,53% na Bahia a partir da próxima semana

Foto: Marcello Casal / Agência Brasil

A partir do dia 22 de abril, os baianos vão sentir no bolso o novo reajuste nas tarifas de energia elétrica. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), responsável pelo fornecimento de energia para 6,7 milhões de unidades consumidoras no estado, aplicará um aumento médio de 2,05%, conforme definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Para os consumidores residenciais (baixa tensão), o reajuste será de 1,88%, enquanto indústrias e grandes comércios (alta tensão) enfrentarão aumento de 2,53%.

Segundo a Neoenergia Coelba, os custos com encargos setoriais foram os principais responsáveis pela elevação, impactando 1,86% no índice de reajuste. Já os gastos com geração e transmissão de energia contribuíram com 0,03%. Por outro lado, os componentes financeiros apresentaram impacto negativo de -3,12% no cálculo final, ajudando a atenuar a média do reajuste.

A empresa também detalhou a composição da tarifa de energia elétrica. Atualmente, 34,47% do valor pago pelos consumidores é destinado à compra e transmissão da energia. Os tributos e encargos setoriais somam 33,30% da fatura, enquanto a própria Coelba fica com 32,22%, valor utilizado para cobrir custos operacionais, manutenção da rede, administração e investimentos no serviço.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.