Dois coordenadores da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Barreiras foram exonerados após o início de uma investigação sobre um esquema de fraudes no Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA). Os ex-servidores são suspeitos de envolvimento na adulteração de resultados de provas de habilitação e emissão irregular de documentos. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado e faz parte das ações preventivas para não comprometer as investigações.
Valdeci Marques de Souza Filho, ex-coordenador técnico da unidade, e David William Oliveira de Santana, que atuava na Coordenação de Habilitação, foram oficialmente afastados e responderão a processos administrativos internos. Segundo o Detran-BA, as penalidades poderão incluir sanções criminais, caso as suspeitas sejam confirmadas.
As investigações são conduzidas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e fazem parte da Operação “Fraus Omnia”, que cumpriu mandados de busca e apreensão em Barreiras e São Desidério. Foram encontrados dinheiro em espécie, cheques, documentos e outros materiais que podem comprovar a existência de um esquema ilícito operado dentro da Ciretran.
De acordo com o MP, o grupo agia de forma estruturada, fraudando exames de condutores e vistorias de veículos em troca de vantagens indevidas. Um empresário da região, mesmo sem cargo público, teria influência direta sobre os processos internos, montando o que foi descrito como um “balcão de negócios” dentro da repartição.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
STF suspende passaporte de Collor
Defensoria leva atendimento jurídico a São Francisco do Conde
Bahia tem segunda maior taxa de mortes entre jovens