Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Suprema Corte de Justiça da Argentina determinou nesta terça-feira (10) a prisão da ex-presidente Cristina Kirchner. Ela foi condenada a seis anos de reclusão por corrupção e teve seu recurso negado, tornando a decisão definitiva. Além da pena, Cristina também ficará inelegível para cargos públicos pelo resto da vida.
A ex-presidente tem cinco dias úteis para se apresentar voluntariamente à Justiça. Devido à sua idade — mais de 70 anos —, poderá solicitar o cumprimento da pena em prisão domiciliar. A sentença marca o encerramento de um dos processos mais emblemáticos contra figuras políticas de alto escalão no país.
Logo após a decisão, Cristina Kirchner discursou para apoiadores e voltou a afirmar ser vítima de perseguição política. “A sentença já estava escrita. Esta Argentina em que vivemos hoje nunca deixa de nos surpreender”, declarou a ex-mandatária, acusando os juízes de agirem como “fantoches”.
Cristina foi presidente da Argentina entre 2007 e 2015 e, nos últimos anos, ocupava o cargo de vice-presidente. A condenação e o fim da possibilidade de disputar eleições encerram, ao menos judicialmente, sua trajetória política.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Vacina contra Covid-19 está disponível em unidades de Camaçari
Deputado do PT perde mandato por fraude na cota de gênero
Exames do Lauro Fila Zero já podem ser retirados