Bahia Política

Sem meias verdades

Curso sobre relações étnico-raciais tem início em Camaçari

Foto: Patrick Abreu

Getting your Trinity Audio player ready...

Neste sábado (31), a partir das 8h, será realizada a aula inaugural do curso de Aperfeiçoamento em Educação das Relações Étnico-Raciais: Afrobrasilidades e Africanidades na Educação Básica. O evento acontecerá no Recanto das Orquídeas, em Jardim Limoeiro, Camaçari. A iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Educação de Camaçari (Seduc) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), por meio do Campus dos Malês.

O curso faz parte de uma cooperação técnico-científica e cultural entre as instituições, com o objetivo de desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas à valorização da identidade afro-brasileira e à inclusão dos estudos africanos no currículo da educação básica. A proposta também busca contribuir para a descolonização dos saberes e a prática de uma educação antirracista.

A programação da aula inaugural inclui uma conferência magna sobre práticas pedagógicas antirracistas e apresentações culturais afro-baianas. O evento reunirá cerca de 1.000 educadores, sendo 300 da rede municipal de Camaçari e os demais oriundos de cidades da Região Metropolitana de Salvador, do Recôncavo Baiano e de Feira de Santana.

Com carga horária total de 180 horas, o curso será ministrado de forma híbrida. Os encontros presenciais aconCamaçaritecerão quinzenalmente aos sábados, intercalados por atividades online, possibilitando a ampla participação dos profissionais da educação interessados em aprofundar os conhecimentos sobre relações étnico-raciais.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.