Bahia Política

Sem meias verdades

Eduardo Leite anuncia saída do PSDB e vai para o PSD

Foto: Divulgação | PSDB

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou nesta quinta-feira (8) sua saída do PSDB, partido ao qual foi filiado por 24 anos. Em entrevista, Leite afirmou que a legenda “está deixando de existir” diante da fusão em andamento com o Podemos, o que resultará em uma nova sigla com número 20 nas urnas, abandonando o tradicional 45 dos tucanos.

“O PSDB a que me filiei há 24 anos está deixando de existir. Vai ser um novo partido. O PSDB, no formato que historicamente se apresentou para a população brasileira, está saindo do cenário”, disse Leite ao portal InfoMoney. Ele reforçou que a decisão é fruto das mudanças estruturais no partido, que, segundo ele, perdeu sua identidade original.

Eduardo Leite formalizará sua filiação ao PSD nesta sexta-feira (9). A legenda comandada por Gilberto Kassab vem se fortalecendo ao atrair quadros de destaque, como a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que também deixou o PSDB recentemente. O movimento sinaliza uma reconfiguração no tabuleiro político nacional.

Com a entrada de Leite, o PSD passa a contar com dois governadores eleitos originalmente pelo PSDB. A sigla também vem se aproximando do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicando uma possível articulação para alianças futuras.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.