Bahia Política

Sem meias verdades

Em Berimbau, pacientes contam com todo apoio e estrutura da prefeitura

Foto; Decom

Durante a sua live semanal que foi ao ar nesta quinta-feira (17/8), a prefeita de Conceição do Jacuípe, Tânia Yoshida (PSD), falou sobre a importância dos pacientes em situações de saúde desafiadoras buscarem ajuda na prefeitura, caso não obtenham encaminhamentos adequados pela Secretaria de Saúde. Ela enfatizou que a prefeitura está disposta a auxiliar os cidadãos conjacuipenses, desde que apresentem a documentação necessária.

“Muita gente às vezes tem algum problema e quando a Secretaria de Saúde não consegue resolver de imediato, passa para a prefeitura, passa os relatórios e o processo é feito aqui, porque a gente não deixa de ajudar de maneira nenhuma.”

Tânia Yoshida,  ressaltou a importância da população buscar informação e orientação, e destacou a disponibilidade da prefeitura em assumir os custos de exames, cirurgias e tratamentos, desde que os pacientes forneçam os relatórios médicos necessários.” A prefeitura arca com o exame, a cirurgia, seja lá o que for. Agora tem que ser tudo com relatório, porque preciso prestar contas”, disse.

A prefeita também enfatizou a responsabilidade da prefeitura em fornecer medicação, caso o estado não disponibilize. Ela compartilhou uma experiência pessoal envolvendo sua filha, Mitsue, diagnosticada com câncer e  falou sobre a luta de 45 dias que enfrentou para conseguir a medicação de Mitsue pelo Estado, incluindo um processo judicial.

“Mitsue não teve essa sorte de ter a prefeitura para mandar as primeiras doses dela. Ela precisava fazer imunoterapia, porque como ela tinha metástase, o câncer estava em estado bastante avançado e seria um tratamento naquela época experimental. Eu via minha filha piorando a cada dia mais, cheguei a pensar que iria chegar em casa e não encontrá-la, mas mesmo assim não desisti um dia sequer, e ela fez a imunoterapia durante quase 4 anos.”

Ao compartilhar essa experiência pessoal, a prefeita destacou a determinação necessária para buscar soluções em meio a desafios médicos. “Estou contando isso não para que ninguém fique sensibilizado, mas porque muitas vezes as pessoas ficam esperando em casa, achando que não tem solução, mas tem. É preciso correr atrás, vocês não devem desistir, por achar que é algo só para quem tem plano ou é rico, mas na verdade é um direito garantido pela Constituição”, afirmou. (Fala Genefax)