Empresas e instituições financeiras devem enviar aos contribuintes os informes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025 (IRPF) até esta sexta-feira (28). Esses documentos são essenciais para o preenchimento correto da declaração, cujo prazo de entrega começará em 17 de março. As informações podem ser disponibilizadas por e-mail, links para download na internet ou aplicativos móveis. Para servidores públicos federais, o informe pode ser acessado via SouGov.br.
Os comprovantes de rendimentos são utilizados pela Receita Federal para cruzamento de dados e verificação de possíveis inconsistências ou sonegação fiscal. Os documentos devem detalhar os valores recebidos, os descontos para a Previdência Social e o Imposto de Renda retido na fonte. Além disso, contribuições para previdência complementar e planos de saúde empresariais precisam ser informadas, caso existam. Aposentados e pensionistas do INSS podem obter seus informes através do portal Meu INSS ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Desde 2023, o prazo para entrega da declaração do IR mudou e agora ocorre entre 15 de março e 31 de maio. Essa alteração permite que todos os contribuintes tenham acesso à declaração pré-preenchida desde o primeiro dia de entrega. A Receita Federal justifica que muitos dos dados necessários só chegam ao sistema no fim de fevereiro, sendo necessário um período para consolidação antes da disponibilização do formulário automatizado.
Caso o contribuinte não receba os informes até o prazo final, é recomendável entrar em contato com o setor de recursos humanos da empresa ou o gerente da instituição financeira. Se houver erro ou divergência nos dados, é preciso solicitar a correção do documento. Para evitar multas, quem não conseguir obter as informações completas até o fim de maio pode enviar a declaração com os dados disponíveis e, posteriormente, fazer uma retificação.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Vagões exclusivos para mulheres serão implantados no metrô de Salvador
MPF denuncia ex-executivos da Americanas por fraude bilionária
Anvisa alerta sobre golpe com falsa cobrança por e-mail