Eleita na eleição suplementar realizada em abril, Eridan Dourado (MDB) será oficialmente diplomada no dia 24 deste mês, em cerimônia marcada para o fórum municipal de Ruy Barbosa. A posse está prevista para o dia 1º de junho, na Câmara de Vereadores. Ela venceu o pleito ao superar Doutor George (PSD) com 51,51% dos votos, em uma disputa acirrada.
A nova eleição foi convocada após a anulação dos votos do pleito de outubro de 2024. Na ocasião, o candidato mais votado, José Bonifácio (MDB) — esposo de Eridan — teve a candidatura indeferida pelo TRE-BA devido à rejeição de contas dos anos de 2014 e 2016, período em que foi prefeito do município.
Curiosamente, Eridan havia disputado as eleições passadas como candidata a vereadora e foi eleita com 725 votos. Mesmo assim, sua futura gestão como prefeita contará com apenas um aliado entre os 11 vereadores da Câmara Municipal, o que deve representar um desafio político para a nova administração.
Além de se tornar a primeira mulher a assumir o cargo em Ruy Barbosa, Eridan chega ao comando da prefeitura após uma trajetória recente nas urnas e um cenário político turbulento. A expectativa agora é de como ela vai conduzir o município em meio a uma base legislativa reduzida e à missão de reconstruir alianças.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Governo perde rastreio de 7.600 armas de uso restrito
SEDUC promove ação sobre respeito e tolerância em SFC
Camaçari retoma castração gratuita de cães e gatos