Getting your Trinity Audio player ready...
|
Seis escolas da rede municipal de Camaçari foram homenageadas nesta sexta-feira (23) com o Selo Educadora & Educador Antirracista – Conectando Saberes Camaçari, durante cerimônia realizada no Teatro Alberto Martins. A premiação reconhece projetos pedagógicos desenvolvidos em 2024 que promoveram o combate ao racismo e valorizaram a diversidade cultural nas escolas públicas.
O evento é uma iniciativa do Núcleo Conectando Saberes Camaçari, com apoio da Secretaria de Educação (Seduc). A professora Nilzete Cardoso, coordenadora do núcleo, explicou que o grupo conecta educadores que desenvolvem boas práticas educacionais em todo o país. Em Camaçari, 15 projetos foram inscritos, dez chegaram à segunda etapa e seis foram premiados, com direito a certificado, placa de reconhecimento e publicação no portal Nova Escola.
Dentre os destaques está o projeto “Ayomide”, da Escola Municipal Marcelina Bispo da Silva, que envolveu 200 alunos em atividades sobre os adinkras, símbolos africanos de valores e sabedoria. Outro exemplo foi apresentado por alunos da Escola Municipal Coqueiro de Arembepe, que criaram o projeto “Diversidade: Sem Preconceito e No Meu Tom”, com reflexões sobre autoestima e identidade racial.
A premiação também contou com momentos culturais, como a apresentação da professora e dançarina Quênia Rebouças e falas do cantor Tonho Matéria. A ação foi apoiada pelo Sindicato dos Professores da Rede Municipal (Sispec), reforçando a importância do engajamento coletivo na luta por uma educação antirracista e inclusiva.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Lula indica nova candidatura e desafia rivais da direita
Google diz ao STF que não tem dados sobre minuta do golpe
Elinaldo recebe apoio em Santo Amaro durante evento público