A Polícia Civil prendeu cinco pessoas em flagrante por suspeita de envolvimento em um esquema de estelionato conhecido como “golpe do falso consórcio”, em Salvador. As prisões aconteceram na terça-feira (25), após a denúncia de um influenciador digital que alegou ter sido enganado ao tentar adquirir um imóvel. Durante um ano, ele manteve contato com a empresa suspeita, realizou visitas a imóveis e fez repasses financeiros, mas nunca recebeu a documentação da suposta compra. Além disso, era constantemente cobrado a pagar taxas administrativas.
Após a denúncia, agentes da polícia foram até o escritório da empresa, no bairro do Itaigara, onde conduziram a dona do negócio e mais 10 colaboradores para a delegacia. Cinco deles foram presos por suspeita de estelionato, propaganda enganosa, organização criminosa e possível lavagem de dinheiro. No local, foram apreendidos R$ 18 mil em dinheiro, veículos, celulares, notebooks, contratos e outros documentos que podem comprovar o golpe.
O grupo atuava cooptando vítimas pela internet, principalmente por meio de plataformas de venda como OLX, oferecendo imóveis que não existiam. Os interessados eram convencidos a visitar a empresa, onde recebiam explicações sobre a compra e, em seguida, induzidos a fazer pagamentos via PIX como entrada no suposto imóvel. No entanto, o dinheiro, na verdade, era destinado a um serviço de consultoria financeira para consórcios, sem garantia de aquisição do bem. As investigações continuam para identificar outras possíveis vítimas e o total de prejuízos causados pelo esquema.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Polícia prende suspeito de matar idoso em Camaçari
ONG “Olhando Por Você” oferece curso de Drywall em Santo Amaro e no Recôncavo Baiano
STF suspende julgamento de habeas corpus de Robinho