Bahia Política

Sem meias verdades

Estudo confirma sucesso de medicamento injetável na prevenção do HIV

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A farmacêutica Gilead Sciences anunciou na última quarta-feira (24), que um medicamento injetável, aplicado duas vezes ao ano, demonstrou 100% de eficácia na prevenção de infecções pelo HIV na última fase de seus testes clínicos. O lenacapavir, que já havia sido aprovado por agências reguladoras para o tratamento de HIV multirresistentes, foi avaliado neste novo estudo como uma profilaxia pré-exposição (PrEP), uma estratégia de prevenção destinada a pessoas com maior risco de contato com o HIV, para evitar que sejam contaminadas em caso de exposição ao vírus.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) expressou entusiasmo com os resultados através de um comunicado oficial. Reconhecendo o potencial transformador do lenacapavir, a UNAIDS solicitou que a Gilead Sciences libere a patente do medicamento para permitir a produção genérica, facilitando a ampliação do acesso em países de média e baixa renda. A confirmação da eficácia do lenacapavir como uma estratégia de prevenção do HIV representa um avanço significativo no combate à epidemia global de HIV/Aids. A possibilidade de um medicamento injetável, aplicado apenas duas vezes por ano, oferece uma alternativa prática e eficaz para pessoas em risco, contribuindo para a redução da transmissão do vírus.

Com a publicação dos resultados, o lenacapavir surge como uma esperança concreta na luta contra o HIV. A comunidade científica e organizações de saúde global aguardam com expectativa os próximos passos da Gilead Sciences para tornar essa inovação acessível a todos, especialmente nos países que mais necessitam de novas opções de prevenção.

 

Participe do nosso Grupo no WhatsApp (CLIQUE AQUI)

Siga o canal do Bahia Política no Telegram