Getting your Trinity Audio player ready...
|
A montadora chinesa BYD confirmou para o dia 26 de junho a inauguração oficial da sua fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pelo vice-presidente sênior da empresa no Brasil, Alexandre Baldy, durante o lançamento do novo modelo Song Plus 2026, em São Paulo. A cerimônia está marcada para às 9h e marca o início da operação da montadora no estado da Bahia.
Com investimento de R$ 5,6 bilhões, a unidade baiana será a terceira da BYD fora da China e terá capacidade para produzir até 150 mil veículos por ano. Inicialmente, a produção será baseada em kits CKD, com montagem local dos modelos Dolphin Mini e Song Pro. A fabricação completa, com linha de produção nacionalizada, está prevista para começar apenas em 2026.
Baldy destacou que o projeto vai além da fabricação de veículos e envolve a estruturação de uma rede de recarga para carros elétricos em todo o país. “Estamos comprometidos em criar uma base sólida para a mobilidade elétrica no Brasil, com produção feita por brasileiros e para brasileiros”, afirmou o executivo. A planta de Camaçari é vista como um passo estratégico da empresa para ampliar sua presença no mercado nacional.
A confirmação da inauguração acontece um dia após a BYD e duas empreiteiras terceirizadas se tornarem alvo de uma ação civil pública do Ministério Público do Trabalho. As empresas são acusadas de submeter mais de 200 trabalhadores chineses a condições análogas à escravidão durante a construção da fábrica em 2024. A ação também inclui as empresas China JinJiang Construction Brazil Ltda. e Tecmonta Equipamentos Inteligentes Brasil, responsáveis pelas obras na unidade.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Homens são flagrados em ato libidinoso em feira de Camaçari
Lula sobre Trump: “Poderia ser preso no Brasil”
Obra de drenagem melhora escoamento da água em Buraquinho