Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Academia da Saúde do bairro Ponto Certo, em Camaçari, foi palco, nesta terça-feira (27), da Feira de Práticas Integrativas. O evento faz parte da programação do Maio de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), promovido pela Secretaria de Saúde (Sesau), e ofereceu atividades como meditação, Lian Gong, auriculoterapia e ventosaterapia à comunidade.
O objetivo da ação é incentivar o autocuidado e promover o bem-estar físico, mental e emocional da população. As PICS são reconhecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do cuidado integral à saúde, complementando os tratamentos convencionais com abordagens alternativas.
Participantes como Josefa dos Santos, de 45 anos, e Maria Edelzina dos Santos, de 69, destacaram os benefícios das práticas. “Cheguei aqui com depressão e fui curada com essas atividades”, contou Josefa. Já Maria Edelzina, que participou da meditação e do Lian Gong, elogiou os profissionais envolvidos e o impacto positivo das práticas em sua saúde.
A programação do Maio das PICS segue até quarta-feira (28), com uma oficina de fitoterapia na Faculdade Anhanguera voltada para Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Atualmente, o SUS reconhece 29 práticas integrativas, entre elas reiki, aromaterapia, cromoterapia e uso de plantas medicinais, reforçando seu papel complementar na atenção à saúde.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Conceição do Jacuípe faz triagem para tratamento gratuito de varizes
Bahia tem pior índice de alfabetização infantil do Brasil em 2024
Camaçari oferece consultoria gratuita para pequenos negócios