A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta sobre o risco de aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) devido à aglomeração de pessoas durante o carnaval. Apesar de nenhum estado brasileiro apresentar alta incidência da doença no momento, o boletim Infogripe ressalta que a transmissão de vírus respiratórios pode ser impulsionada pelo contato próximo entre foliões. Estados como Amazonas, Roraima, Rondônia, Pará, Maranhão, Sergipe e Mato Grosso, que anteriormente registravam aumento de SRAG entre idosos, agora apresentam estabilidade ou oscilação nos casos.
Diante desse cenário, especialistas recomendam que pessoas com sintomas gripais, como febre, tosse e coriza, evitem festas e busquem atendimento médico caso o quadro se agrave. Além disso, reforçam a importância da vacinação contra a covid-19, especialmente para grupos de risco, como idosos, gestantes, pessoas com deficiência e indivíduos com comorbidades, que necessitam de doses de reforço periódicas. Atualmente, a vacinação básica contra a doença é voltada para crianças de 6 meses a menos de 5 anos.
Os números recentes mostram a gravidade da SRAG no país. Até o dia 22 de fevereiro, foram registrados aproximadamente 13,5 mil casos da síndrome, dos quais mais de 2,2 mil tiveram confirmação para covid-19. Além disso, 1.194 mortes foram associadas a complicações respiratórias, sendo 466 causadas pelo coronavírus. A SRAG compromete a função pulmonar e, em muitos casos, exige internação, representando um risco maior para pessoas vulneráveis.
Outro ponto de atenção são as crianças e adolescentes, especialmente após a volta às aulas. O boletim da Fiocruz identificou um crescimento dos casos de SRAG em menores de 14 anos em estados como Acre, Pará, Roraima, Tocantins, Sergipe, Goiás e Distrito Federal. Em Goiás e no DF, grande parte das infecções está associada ao vírus sincicial respiratório (VSR), que pode ser grave em crianças menores de 2 anos. Além disso, nove estados apresentam tendência de aumento da SRAG nessa faixa etária, incluindo Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Coordenadores do Detran são exonerados após suspeita de fraude
Contrato de iluminação pública gera críticas em Catu
Hilton Coelho pede sede própria para a UNEB em Brumado