O prefeito de Santo Amaro, Flaviano Bomfim (UB), reforçou as ações de emergência após as fortes chuvas que atingiram o município e provocaram o transbordamento do Rio Subaé. Em entrevista realizada nesta segunda-feira (5), Flaviano destacou que a gestão tem trabalhado incansavelmente para ajudar as famílias atingidas pelas enchentes, que deixaram ao menos 150 pessoas desabrigadas. O prefeito anunciou a instalação de um comitê de crise e garantiu que a prefeitura está priorizando as necessidades imediatas da população.
A chuva intensa que caiu na cidade, com acumulado de 180 mm em 24 horas, causou alagamentos em diversos bairros. O município, que vive um momento de grande dificuldade, tem recebido o apoio de organizações não-governamentais e de voluntários. De acordo com o prefeito, a Escola Municipal Stella Mutti foi transformada em um ponto de acolhimento e arrecadação de donativos, como alimentos, roupas e materiais de higiene e limpeza.
Flaviano também aproveitou a oportunidade para orientar a população a não realizar transferências financeiras via Pix, uma vez que a prefeitura não está organizando campanhas financeiras. “A necessidade agora é de donativos físicos, como alimentos, colchões e cobertores, e não de dinheiro. Estamos recebendo apoio de várias entidades e, até mesmo, de crianças que organizaram campanhas nos seus bairros”, afirmou.
O prefeito se posicionou ainda sobre as críticas feitas pela cantora Maria Bethânia, natural de Santo Amaro, que questionou a aplicação de recursos públicos no município. Flaviano considerou as declarações da artista injustas, destacando que a cidade tem evoluído e que sua gestão é pautada pela transparência. “Tenho ficha limpa, contas aprovadas e estou trabalhando todos os dias em Santo Amaro. A cidade não é mais a mesma da gestão anterior”, afirmou.
Em sua resposta, Flaviano criticou a falta de presença de Bethânia na cidade, destacando que ela vive fora da Bahia há décadas. “Ela não sabe o que acontece aqui, como nós estamos tratando as questões da cidade. Sempre fui ativo e presente, e é disso que Santo Amaro precisa, de compromisso e trabalho constante”, comentou. O prefeito ressaltou que as ações de sua gestão são voltadas para o bem-estar da população e que todos os recursos que chegarem à cidade serão aplicados de forma eficiente.
O prefeito também fez um apelo à população, especialmente às pessoas que vivem em áreas de risco, como encostas, para que sigam as orientações da Defesa Civil. “As chuvas podem continuar, e precisamos estar atentos a novas situações de risco. A assistência social está à disposição para oferecer apoio, como o aluguel social, caso seja necessário”, afirmou Flaviano, agradecendo a mobilização e solidariedade dos moradores e voluntários que têm ajudado no enfrentamento dessa crise.
Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Justiça aprova contas de campanha de Flávio Matos
STF mantém condenação de Débora por pichação
Proibidos vidro e cooler no Arraiá do Berimbau