Bahia Política

Sem meias verdades

Flávio Bolsonaro é cotado para Presidência em 2026

Foto: Reprodução / X

Getting your Trinity Audio player ready...

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) começou a despontar como uma alternativa do clã Bolsonaro para disputar a Presidência da República em 2026. Lideranças do Centrão veem em Flávio um nome mais moderado e com maior capacidade de articulação política, em comparação ao irmão Eduardo Bolsonaro, que também já manifestou interesse na corrida presidencial.

Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, aliados influentes no Centrão já se movimentam para testar o nome de Flávio em pesquisas eleitorais e analisar sua viabilidade contra o presidente Lula, provável candidato à reeleição. Os processos judiciais que envolviam o senador, como o caso das “rachadinhas”, são tratados por esses articuladores como questões superadas, uma vez que foram arquivados.

A possível candidatura de Flávio também representa uma tentativa de ampliar alianças e agregar setores fora do núcleo bolsonarista mais radical. Caso aceite disputar, ele enfrentará uma disputa interna com o irmão Eduardo e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, ambos considerados nomes fortes no grupo, mas com perfis distintos.

Nos bastidores, Eduardo Bolsonaro deixou claro que não aceita que outros nomes, como Michelle ou o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, disputem a presidência sem o aval direto do ex-presidente Jair Bolsonaro. Mesmo inelegível, Bolsonaro continua sendo o principal fiador político do grupo e deverá decidir quem representará sua base em 2026.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.