Camaçari está prestes a dar um passo significativo em direção à proteção e ao cuidado com os animais. O candidato a prefeito, Flávio Matos (União Brasil), anunciou na última segunda-feira (12), a proposta de criação da primeira Clínica Veterinária do município. A iniciativa busca incluir Camaçari entre as cidades que oferecem uma estrutura pública de saúde voltada para cães, gatos e outros animais.
“Estamos alinhados e comprometidos com essa pauta para garantir os direitos e a dignidade dos animais que têm lar, e também os errantes, que são aqueles animais que se encontram abandonados na rua”, afirmou Flávio Matos durante a apresentação da proposta.
A criação da clínica virá acompanhada da implantação da Diretoria de Proteção Animal de Camaçari (DIPAC), um órgão que será vinculado à Secretaria de Saúde e terá a responsabilidade de desenvolver políticas públicas focadas na proteção animal. Além disso, Flávio destacou a importância de ampliar a cobertura de atendimento através de convênios com clínicas privadas do município, facilitando o acesso ao atendimento público.
“A ideia é ampliar e facilitar o acesso aos serviços, garantindo que os animais tenham atendimento gratuito e de qualidade sempre que precisarem”, ressaltou o candidato.
Outro ponto importante do plano é a criação do CastraMóvel, um serviço de castração gratuita que funcionará de forma itinerante, atendendo todas as localidades da sede e da orla de Camaçari. Essa medida visa controlar a população de animais abandonados e mitigar problemas de saúde pública relacionados ao aumento de animais sem dono.
“Tudo isso vai entrar em nosso plano de governo. A diretoria já está registrada em nosso plano e eu estou aqui garantindo que a proteção animal será pauta prioritária no nosso governo”, reiterou Flávio Matos, reforçando seu compromisso com a causa.
Entre as novidades apresentadas, destaca-se também o SAMU PET, um Serviço de Urgência e Emergência para atendimento de animais, que foi muito bem recebido pelos defensores da causa animal presentes na reunião. “As pessoas têm essa dificuldade de locomoção para buscar o atendimento. Às vezes, não conseguem se deslocar por conta de dificuldade econômica mesmo, o Samu Pet pode mudar essa realidade”, concluiu.
Siga Bahia Política no Facebook , no X e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Camaçari: Flávio Matos avança com propostas e cresce em apoio popular
Itabuna Chico França propõe expansão da Saúde da Família
Candidatos vão ao PL reclamar de Bolsonaro e Michelle