Bahia Política

Sem meias verdades

Fogo Simbólico do 2 de Julho passa por Camaçari com emoção e espírito cívico

Foto: Divulgação | Dicom PMC

Getting your Trinity Audio player ready...

Camaçari recebeu nesta segunda-feira (30) a passagem do Fogo Simbólico do 2 de Julho, em um momento marcado por emoção, patriotismo e valorização da história baiana. A tocha chegou ao município vinda de Dias d’Ávila, dando continuidade ao tradicional percurso iniciado em Salvador. O ponto de entrada foi a rotatória da BA-512 com a Via Axial, nas imediações do campus da Uneb, conduzida pelo atleta Fábio Bispo Lima, morador do Phoc II.

Durante o trajeto, o símbolo percorreu ruas importantes da cidade, como as avenidas 28 de Setembro, Concêntrica, Tupinambás e Camaçari, passando também pelo Tiro de Guerra, Clube Arsenal, Museu de Camassary, Praça Montenegro e outros pontos até chegar ao pátio da prefeitura. O momento celebrou a resistência do povo baiano na luta pela independência do Brasil, reforçando a presença de Camaçari na rota histórica do 2 de Julho pelo terceiro ano consecutivo.

Moradores participaram com entusiasmo da celebração, como o professor de Educação Física Ednilson Júnior, que carregou a tocha pelo segundo ano seguido, e Beatriz Veloso, que participou pela primeira vez. Ambos destacaram a importância de manter viva a história e repassar o sentimento de pertencimento às novas gerações. A comemoração reforçou o orgulho local e o papel do município na formação da identidade baiana.

O prefeito Luiz Caetano destacou o papel histórico de Camaçari na consolidação da independência, ressaltando a participação de localidades como Abrantes, Monte Gordo e Arembepe no processo libertário. Já a secretária de Cultura, Elci Freitas, enfatizou que o reconhecimento da cidade na rota do Fogo Simbólico é fruto da luta por visibilidade histórica. Ela celebrou a atuação do historiador Diego Copque, que fundamentou a tese que inclui o município na trajetória da tocha.

Após a cerimônia em Camaçari, o Fogo Simbólico seguiu para Lauro de Freitas, onde pernoita antes de seguir para Simões Filho nesta terça (1º). As celebrações continuam até o grande cortejo em Salvador, no dia 2 de julho, data que marca os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.