Bahia Política

Sem meias verdades

Fraude no INSS leva oposição a discutir impeachment de Lula

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou discussões sobre um possível pedido de impeachment, motivada pelo escândalo de fraudes bilionárias no INSS. A revelação do esquema culminou na demissão de Carlos Lupi (PDT) do comando do Ministério da Previdência Social e acirrou os ânimos entre parlamentares adversários do governo. A informação foi divulgada pela coluna de Paulo Cappelli, do portal Metrópoles.

Apesar do movimento, ainda não há consenso entre os oposicionistas sobre levar adiante o pedido formal de impedimento. Alguns avaliam que a melhor estratégia, neste momento, seria desgastar politicamente o presidente para enfraquecê-lo nas eleições de 2026. Como parte desse plano, o deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL) já está coletando assinaturas para instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a participação de sindicatos no esquema.

Entre as entidades citadas nas denúncias está o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que tem como membro o irmão do presidente Lula, José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico. A menção direta a um familiar do presidente ampliou a pressão sobre o governo e elevou o tom do discurso da oposição no Congresso Nacional.

No Palácio do Planalto, a avaliação é de que o caso gera desgaste, mas não compromete o projeto de reeleição de

. O presidente tem reiterado que os aposentados e pensionistas afetados pelo esquema de descontos indevidos serão ressarcidos, enquanto a base aliada trabalha para conter o avanço de uma crise política mais profunda.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.