O Secretário de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Marcelo Werner, está considerando a possibilidade de que a fuga dos detentos da Penitenciária Lemos Brito possa ter sido orquestrada por uma facção criminosa em Salvador. Esta informação veio à tona durante uma entrevista realizada na manhã de domingo (22).
Werner afirmou: “Esta é uma das linhas de investigação. Não podemos descartá-la, especialmente devido à quantidade de armamento encontrado no local, que aparentemente estava ligada a esse evento. Contudo, nossas equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar ainda estão em campo, perseguindo os fugitivos, então não podemos tirar conclusões definitivas neste momento.”
As autoridades apreenderam uma impressionante quantidade de armas de fogo durante a busca pelos detentos no sábado (21), nas imediações da penitenciária em Mata Escura. Os itens confiscados incluem:
- 2 fuzis Colt M4 calibre 5,56mm
- 4 pistolas Canik calibre 9mm
- 1 pistola SF calibre 9mm
- 1872 munições calibre 5,56mm
- 794 munições calibre 9mm
- 327 munições .40″
- 2 munições .380″
- 17 carregadores para fuzil 5.56mm
- 1 carregador estendido para 30 munições 9mm
- 8 carregadores para 18 munições 9mm CANIK
- 2 carregadores para 19 munições HS
- 1 carregador Glock para 16 munições
- 3 coletes balísticos com placas de cerâmica
- 3 carregadores portáteis
- 2 celulares Samsung
Marcelo Werner também destacou que está ocorrendo uma colaboração entre a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e a SSP para reforçar a segurança no sistema prisional em Salvador e em todo o estado da Bahia.
O secretário comentou: “Estamos trabalhando para interromper qualquer comunicação que possa surgir de dentro da prisão para as ruas, além de realizarmos operações constantes para detectar e retirar qualquer aparelho que possa ser usado para a comunicação com o mundo exterior.”
Lembrando a fuga, sete detentos escaparam da cela do módulo 5 da Penitenciária Lemos Brito, situada em Mata Escura, Salvador, no último sábado (21). Os fugitivos seguiram em direção ao bairro de Pau da Lima, que fica nas proximidades do complexo prisional.
Imagens flagraram o momento em que os detentos entraram em dois veículos de luxo na Avenida Gal Costa, aguardando sua fuga. Os veículos estavam estacionados na via e partiram em alta velocidade logo após a ação de “resgate” dos fugitivos.
Siga Bahia Política no Facebook , no Twitter e também no Instagram. Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.
Relacionadas
Elinaldo demonstra força como o líder da oposição em Camaçari
Lauro de Freitas decreta ponto facultativo no Carnaval
Ministro prevê queda maior nos preços dos alimentos