Bahia Política

Sem meias verdades

Funeral de Francisco reúne fiéis e líderes mundiais

Foto: Reprodução/TV Globo

A missa de funeral do papa Francisco teve início às 5h (horário de Brasília) deste sábado (26), em frente à Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia é conduzida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re, e reúne quase 170 delegações internacionais, incluindo chefes de Estado, monarcas e líderes religiosos. Na primeira fila, representantes da Itália e da Argentina — país natal de Francisco —, como a primeira-ministra Giorgia Meloni e o presidente Javier Milei, acompanham a missa.

Entre os presentes, destacam-se autoridades como Donald Trump (EUA), Emmanuel Macron (França), Marcelo Rebelo de Souza (Portugal) e os primeiros-ministros do Reino Unido, Alemanha e Hungria. Representantes da União Europeia e monarcas da Espanha, Bélgica e Dinamarca também participam da cerimônia. O presidente Lula e a primeira-dama Janja estão presentes, com os lugares organizados segundo a ordem alfabética em francês, seguindo o protocolo diplomático do Vaticano.

O funeral mobiliza um forte esquema de segurança em Roma, com caças, radares, destróieres e sistemas antidrone. Cerca de 200 mil pessoas devem acompanhar a cerimônia na Praça São Pedro, que também é transmitida por telões espalhados pela cidade. Durante a missa, um trecho da oração universal será rezado em português, homenageando os povos de todas as nações e reforçando o desejo de paz.

Após a celebração, o caixão de Francisco seguirá em cortejo para a Basílica de Santa Maria Maior, onde será sepultado, sob uma lápide simples com a inscrição “Franciscus”. O traslado contará com a participação simbólica de moradores de rua, imigrantes, detentos e pessoas trans, que receberão o cortejo com rosas brancas. O papa Francisco faleceu no dia 21, aos 88 anos, após sofrer um AVC, encerrando um pontificado marcado por reformas e uma forte defesa dos mais vulneráveis.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.