O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou aumento de 15% nos gastos anuais com publicidade institucional em comparação ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). De acordo com levantamento divulgado pelo site Poder360, os investimentos somados da administração federal e das principais estatais chegaram a R$ 4,1 bilhões sob o atual governo.
Somente nos dois primeiros anos do terceiro mandato de Lula, os gastos com publicidade chegaram a R$ 2 bilhões por ano, enquanto Bolsonaro havia investido uma média anual de R$ 1,8 bilhão. O montante representa 58% de tudo o que foi gasto durante os quatro anos da gestão anterior.
Em números corrigidos pela inflação até dezembro de 2024, o governo Lula já gastou R$ 3,1 bilhões em publicidade de 2023 a 2024, superando em 31% o total que Bolsonaro investiu nos dois primeiros anos de mandato, entre 2019 e 2020. Ao final de sua gestão, Bolsonaro acumulou R$ 7,1 bilhões em gastos publicitários.
Os números chamam atenção diante do atual cenário de disputas políticas e refletem o esforço do governo petista em ampliar sua comunicação institucional. A estratégia inclui campanhas nas principais mídias e ações voltadas para ampliar a visibilidade de programas sociais e iniciativas federais.
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