Bahia Política

Sem meias verdades

Governo libera verba para reconstrução em Santo Amaro

Foto: Prefeitura de Santo Amaro

Getting your Trinity Audio player ready...

O município de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, receberá R$ 880 mil do Governo Federal para ações de reconstrução após a enchente causada pela cheia do Rio Subaé. O decreto com a liberação dos recursos foi publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (9). O prazo para execução é de 180 dias, com prestação de contas prevista para até 30 dias após o término da vigência.

As fortes chuvas que atingiram a cidade no início de maio provocaram o transbordamento do rio, afetando mais de 350 famílias e deixando cerca de 100 pessoas desabrigadas. O volume de água ultrapassou os 300 milímetros em poucas horas, causando danos em diversas áreas da cidade. A situação mobilizou até a cantora Maria Bethânia, natural da cidade, que fez um apelo nas redes sociais por atenção urgente ao município.

O prefeito Flaviano Bomfim relatou que a gestão atuou com equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Assistência Social no acolhimento das famílias, fornecendo alimentos, materiais de higiene e realizando o cadastro dos atingidos. Ele também destacou a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que visitou a cidade e doou uma ambulância.

Em razão da situação de emergência, o município não poderá investir recursos próprios na realização do São João. No entanto, o prefeito informou que está em diálogo com o governo do Estado e buscando apoio por meio de emendas parlamentares para garantir atrações e manter a tradicional festa junina, mesmo que de forma modesta.

Bahia Política

Faça parte do nosso grupo no WhatsApp se preferir entre em nosso canal no Telegram.